CIG associa-se a homenagem a Josefina Leitão
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) associou-se à homenagem feita a Josefina Leitão, que decorreu na cerimónia comemorativa do 6º Aniversário da Aliança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Portugal.
Adepta da negociação e da contratação coletiva, Josefina Leitão começou a sua carreira em 1965 como técnica superior ligada ao então Ministério das Corporações e Previdência Social, trabalhou no Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, na Comissão da Condição Feminina (atual CIG), no Instituto da Emigração e no Departamento de Estudos e Planeamento e na Direcção-Geral do Trabalho.
Foi dirigente na área da Regulamentação Coletiva do Trabalho, Subdiretora Geral da então Direção Geral das Condições do Trabalho(atual DGERT) e foi Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
Foi perita governamental por diversas vezes, e em diversos temas relativos ao mundo do trabalho, nos Comités do Conselho da Europa, conselheira técnica do Governo português na elaboração de várias Convenções da OIT. Foi, ainda, delegada governamental no Comité Governamental da Carta Social Europeia, conselheira técnica do Governo de Portugal, com funções de coordenação comunitária, no quadro de uma da presidência portuguesa da União Europeia.
Representou o Estado português em centenas de conferências e seminários internacionais e nacionais, fez centenas de palestras e publicou vários trabalhos sobre negociação coletiva em Portugal, sobre contratação coletiva em Portugal e sobre o sistema de relações de trabalho português.
Já depois da reforma, coordenou os trabalhos da comissão para a criação da norma portuguesa sobre sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e é embaixadora para a Aliança ODS Portugal, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5.