CIG lança Portal da Violência Doméstica
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançou hoje o Portal da Violência Doméstica, que compila os dados estatísticos provenientes das várias áreas de política setorial com responsabilidade na implementação das políticas públicas nesta matéria, tais como a Justiça, a Administração Interna e a Igualdade.
“Esta nova ferramenta apresenta como vantagem de, pela primeira vez, dar a possibilidade de comparar os indicadores estatísticos de diferentes períodos temporais, permitindo um melhor conhecimento da realidade nacional, numa ótica de transparência e boa governação”, indica a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
Está a decorrer, em simultâneo, a operacionalização de uma nova base de dados que permitirá às entidades competentes, nesta área de intervenção, fazer uma consulta imediata e acompanhamento mais próximo dos casos de violência doméstica.
Por contribuírem para o conhecimento aprofundado ao nível da violência doméstica contra as mulheres e violência doméstica estas iniciativas são essenciais para o desenvolvimento da política criminal, da política de segurança e das demais políticas públicas direcionadas para a prevenção e combate a estas formas de violência.
A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060.