Engenheiras Por Um Dia | Lançamento da 5ª edição
Depois de uma edição 100% online e muito desafiante, com a participação de quase 2.500 estudantes, tem hoje início a 5ª edição do Projeto Engenheiras Por Um Dia, a decorrer ao longo do ano letivo 2021/2022. Esta nova edição retomará as atividades presenciais, mantendo sempre uma presença digital de forma a chegar a mais estudantes.
O projeto Engenheiras Por Um Dia mantém como principal objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.
Nos últimos meses, a rede de parcerias aumentou, contando agora com 41 escolas/agrupamentos de escolas, 15 instituições de ensino superior e 70 entidades parceiras, 9 das quais são municípios. Está também ser analisada a adesão de parcerias e escolas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
As atividades, que vão desde desafios de engenharia e visitas de estudo a ações de mentoria e de role model e workshops, têm sempre uma componente multidisciplinar e de complemento ao programa escolar e envolvem uma grande rede de parcerias de vários setores de atividade. Mantém-se a realização da Girls in ICT Week (Semana das Raparigas nas TIC), uma das atividades mais aguardadas ao longo do ano letivo, assim como a celebração de outras efemérides com vista a fortalecer o projeto no combate à segregação das profissões, de aumento de mulheres nas tecnologias e engenharias em Portugal e da promoção da igualdade entre homens e mulheres na educação e no emprego.
Promovido pelo Governo Português, o projeto Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030, e desde a sua criação, em 2017, já alcançou 10.411 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
Uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a coordenação do Projeto mantém-se a mesma das últimas edições, com a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, da Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Engenheiros.
Para aderir ao Projeto ou saber mais informações, contacte engenheirasporumdia@appdi.pt ou visite www.engenheirasporumdia.pt.