CIG defende aposta na diversidade e inclusão no ensino superior
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro, participou no encontro sobre igualdade de género e diversidade no Ensino Superior, organizado pela Universidade Nova, que se realizou no dia 15 de junho, em formato online.
“Apostar na diversidade e na inclusão”, foi a principal proposta deixada pela presidente da CIG, numa intervenção marcada pelo reforço da ideia de que “não basta a uma instituição contratar com base na diversidade”, apenas para cumprir quotas, “se depois as pessoas não são chamadas a intervir”. Uma estratégia organizacional que aposte na diversidade e na inclusão, deve “alicerçar na construção de uma cultura onde todos e todas têm voz”, reforçou Sandra Ribeiro.
Também a necessidade da recolha de dados com desagregação por sexo foi um alerta deixado por Sandra Ribeiro, que chamou a atenção para “a necessidade da elaboração de planos estratégicos com perspetiva de género”, de forma a estes derem mais aplicados de uma forma mais justa.
A sessão contou ainda com a apresentação dos trabalhos académicos selecionados para publicação, na sequência do incentivo que partiu do Plano de Igualdade de Género e Diversidade | NOVA FCSH 20-21.
São eles:
1º lugar
“Poderá uma língua natural ser sexista? Avaliação do impacto de informação gramatical e de estereótipos de género na compreensão de enunciados com sujeitos masculinos genéricos em Português Europeu.”, dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem, da autoria de João de Matos, com orientação deSusana Correia e Matilde Gonçalves.
Menção honrosa
“Assédio Sexual em Espaço Público em Portugal: Obstáculos à Implementação do Artigo 170.º do Código Penal ao Nível dos Burocratas de Rua da PSP”, dissertação de Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, da autoria de Beatriz Ribeiro, com orientação de Catherine Moury e Rui Branco.