CIG disponível para apoiar captação de raparigas para as STEM
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, demonstrou a disponibilidade da CIG para, em articulação com a Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, trabalhar no sentido de incentivar as raparigas a optarem pelas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM).
Este trabalho conjunto pode, inclusive, vir a ser feito no âmbito do projeto Engenheiras por um Dia, uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e que a CIG coordena.
Sandra Ribeiro falava no fórum online, organizado pela Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, conjuntamente com a Ordem dos Engenheiros, com o objetivo de discutir, precisamente, a captação de meninas para as Engenharias e as boas práticas que, a esse nível, tem vindo a ser observadas.
O Projeto Engenheiras por um dia, criado em 2017, já chegou a 9395 jovens dos ensinos básico e secundário, através de 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria. O projeto está agora integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030. Conta, atualmente, com 58 entidades parceiras, 26 escolas de 8 municípios e 13 instituições de ensino superior.