Apresentação do projeto MaRvel: Masculinidades (Re)veladas
O MaRvel: Masculinidades (Re)veladas é um projeto promovido pela Associação Plano i, que se através do Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O apresentação do projeto acontece no dia 26 de maio, às 21h, nas redes sociais da Associação Plano i – Facebook e Youtube, e conta com as intervenções de:
- Rosa Monteiro – Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade
- Sofia Neves – Associação Plano i, ISMAI, CIEG (ISCPC-ULisboa))
- Ana Luísa Abreu – Associação Plano i
- Susana Ramos – Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants
- Sandra Ribeiro – Presidente da CIG
Considerando o impacto dos modelos de masculinidades hegemónicas no desenvolvimento de rapazes e na construção das relações sociais, o projeto MaRvel: Masculinidades (Re)veladas tem como objetivo geral o desafio aos estereótipos de género associados às masculinidades hegemónicas.
O projeto , com a duração de 36 meses, visa a construção e implementação de um programa de intervenção estruturado, junto de rapazes, entre os 13 aos 18 anos, acolhidos no Centro Educativo de Santo António (Porto), o Centro Educativo de SantaClara (Vila do Conde) e o Instituto Profissional do Terço (Porto).
Será, em consequência, realizado um documentário sobre a temática, contando com a colaboração da cooperativa de criação multimédia Bagabaga Studios, que não só servirá de base para a construção do programa de intervenção, como será utilizado como ferramenta pedagógica a usar na dinamização de debates sobre o tema nas 32 escolas parceiras.
Com vista à sustentabilidade do projeto e numa ótica de capacitação de agentes multiplicadores, a equipa do projeto dinamizará ações de formação dirigidas a docentes e ONG’s, com vista à replicação futura do programa, a par da realização de sessões de consultadoria a estes/as profissionais. O projeto implementará, ainda, ações de sensibilização dirigidas a públicos estratégicos.