Rede Pares aborda o envolvimento dos homens nos programas de prevenção da violência contra as mulheres
A Rede Pares, projeto financiado pelos EEA Grants no âmbito do programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG, realiza no próximo dia 19 de maio, às 18h00, via Zoom, um Workshop sobre “O envolvimento dos homens nos programas de prevenção da violência contra as mulheres: desafios e oportunidades”.
O keynote speaker do Workshop é Eric Mankowski, psicólogo comunitário e professor do Departamento de Psicologia, em Estudos sobre as Mulheres, Género e Sexualidade na Portland State University, Oregon, EUA. Nos últimos 25 anos, Eric tem-se dedicado à investigação-ação em programas de intervenção comunitária na violência doméstica. O seu trabalho foca-se em várias formas de violência de género, particularmente nas intervenções de base comunitária, em programas e políticas sociais destinadas a prevenir a violência em rapazes e homens.
O anfitrião e dinamizador do Workshop será José Ornelas, do ISPA-Instituto Universitário, organização promotora do projeto Rede Pares.
Encontramo-nos num momento histórico em que muitos homens, individual e coletivamente, estão a reagir ao empoderamento e à libertação das mulheres, assistindo-se, em muitas situações, a um retrocesso na violência contra as mulheres e as minorias de género. Este Workshop tem por objetivo explorar respostas alternativas através do envolvimento de rapazes e homens na prevenção das várias formas de violência de género. Eric partilhará ainda o estado da arte da investigação sobre a relação das várias masculinidades com a violência e prevenção da violência e os papéis e os riscos inerentes ao envolvimento de rapazes e homens na prevenção da violência de género.
Depois deste próximo workshop em 19 de maio, seguir-se-ão outros dois em junho:
- “Diversidade e Competência Cultural: um apelo à ação no suporte às mulheres” | 2 de junho; oradora Nichole Mosty da W.O.M.E.N. Islândia;
- “Comunicação e estereótipos na base das múltiplas violências” | 23 de junho; oradora Camila Craveiro.
Os destinatários dos workshops são profissionais de ONGs, de serviços que lidam com mulheres sobreviventes de violência, profissionais de saúde e saúde mental, estudantes, entre outros.
Será assegurada a tradução simultânea. Inscrições gratuitas mas obrigatórias aqui.