Rede Coeducação debate a Igualdade entre Mulheres e Homens no Ensino Superior
Realizou-se, no dia 14 de maio, mais uma reunião da Rede Coeducação, dinamizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, com a participação de docentes de cinco instituições de ensino superior e elementos da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Esta iniciativa enquadra-se na Recomendação de 2019 do Conselho da Europa (CoE) Prevenir e combater o sexismo e da sua divulgação e implementação em nove países europeus através do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo.
A reunião visou a partilha do trabalho desenvolvido, neste ano lectivo, no quadro da campanha do CoE Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele e a reflexão sobre as dificuldades, bem como as resistências e obstáculos, vivenciadas pelas participantes em relação à igualdade entre mulheres e homens nas instituições de ensino superior, na tripla perspectiva de quem nelas investiga, estuda e trabalha.
O debate alargou-se a algumas problemáticas atuais como a importância e o papel dos Planos para a Igualdade nas organizações de ensino superior e de investigação, a formação inicial e contínua de docentes e a perceção do impacto da educação para a cidadania nas e nos estudantes que a frequentar o 1.º ano de licenciatura.
A reunião foi dinamizada por Teresa Alvarez, da CIG, com a colaboração de Alexandra Silva, da PpDM, e contou com elementos das Universidades da Beira Interior, de Coimbra e do Porto e dos Institutos Politécnicos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Ao longo da reunião apresentaram-se sugestões e equacionaram-se propostas que constituem importantes contributos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens na educação e no ensino superior, a ter em conta num futuro próximo.