Liderança feminina no desporto
No âmbito do Projeto FLOT Female Leadres of Tomorrow, teve lugar no passado dia 1 de maio a sessão de sensibilização Como os preconceitos sexistas condicionam o desporto e as nossas vidas, destinada à GTEAM, de Guimarães, promovida pela atleta Alexandra Gonçalves e realizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Com o objectivo de promover a liderança das raparigas e mulheres no mundo do desporto, o projeto FLOT enquadra-se no Movimento Global de Desporto para Tod@s liderado pela TAFISA e conta com o financiamento da Comissão Europeia. Em curso em 13 países, é promovido por uma parceria que envolve quatro organizações: TAFISA, Conselho Desportivo da União Africana 5, Rede Europeia de Educação Desportiva e Comité Olímpico da Associação Eslovénia.
Alexandra Gonçalves foi uma das 13 atletas do sexo feminino seleccionadas para o Projeto que se desenvolve em 13 países de Europa e de África: África do Sul, Alemanha, Angola, Botswana, Eslovénia, Eswatini, França, Lesoto, Malawi, Namíbia, Portugal, Reino Unido e Zimbabué.
A iniciativa destinou-se às atletas do GTEAM GUIMARÃES F.C., clube de futsal feminino cuja missão é proporcionar a prática do futsal a crianças e jovens do sexo feminino do concelho de Guimarães, contando com praticantes de todos os escalões, dos 6 anos ao escalão sénior, conforme se pode ler na sua página de Facebook.
A sessão Como os preconceitos sexistas condicionam o desporto e as nossas vidas esteve a cargo de Teresa Alvarez, da CIG, e envolveu 20 pessoas contando com a presença de José Fidalgo Martins, Presidente e fundador da GTEAM e um grande impulsionador da prática desportiva feminina, jovens atletas da GTEAM, o treinador Alexandre Ferreira, bem como pais e mães. De destacar o interesse e o elevado nível de participação, quer pelos comentários, quer pelos testemunhos e pelas questões colocadas durante a sessão e no debate final.