Estudo da PJ avança novos dados sobre crimes de homicídio nas relações de intimidade
A Polícia Judiciária (PJ) lançou um estudo subordinado ao tema “Homicídios nas relações de intimidade | Estudo dos Inquéritos investigados pela Polícia Judiciária (2014 a 2019) que se debruça “exclusivamente sobre os homicídios cometidos nas relações de intimidade, ou seja, homicídios consumados na pessoa envolvida em relacionamento amoroso” e investigados por aquele órgão de polícia criminal.
O estudo pretende caracterizar sumariamente os seus autores, vítimas e circunstâncias baseando-se na consulta ao sistema de informação criminal da PJ de inquéritos investigados, durante aquele período.
Dos resultados apurados, ficamos a saber que, dos 794 inquéritos relativos ao crime de homicídio consumado doloso, no período compreendido entre janeiro de 2014 e dezembro de 2019, 16% corresponde à identificação de homicídios perpetrados nas relações de intimidade, o que corresponde a 128 inquéritos, sendo que 87% (111) das vítimas são do sexo feminino.
Para consultar o estudo completo, visite a página da polícia Judiciária em https://www.policiajudiciaria.pt/wp-content/uploads/2020/10/Estudo_Homicidios-intimidade-2014-2019_UCI.pdf.