Comemorando a ENEC: do que trata a Igualdade de Género?
A CIG participou no passado dia 24 de fevereiro no Webinário sobre a Igualdade de Género e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), promovido pela Animar e destinado a docentes, discentes, pessoal de organizações da sociedade civil e população em geral.
Integrando um Ciclo de Webinários sobre a ENEC, a iniciativa contou a intervenção inicial, sobre a ENEC, de Luís Gonçalves, e de representantes da CIG, da DGE e de três ONG com projectos sobre Igualdade de Género, desenvolvidos com escolas no quadro da ENEC, terminando com o testemunho de duas alunas. Assistiram ao evento 165 participantes.
Coube a Teresa Alvarez, da CIG, introduzir o tema da Igualdade de Género com a intervenção Género, Igualdade e Cidadania: perspetivas educativas e recursos pedagógicos, explicitando de que trata este tema, porque é obrigatório para todos os ciclos de escolaridade, como se cruza com os restantes domínio da ENEC e com as diversas disciplinas do currículo e como podem os Guiões de Educação Género e Cidadania, editados pela CIG, constituir ferramentas de trabalho essenciais para tratar esta temática.
Seguiu-se a apresentação dos projectos sobre a temática da Igualdade de Género seleccionados para este Webinário: Crescer+Igual, da Associação Questão de Igualdade (QI), Engenheiras por um dia, da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e CUIDAdania, da CooLabora. Sobre cada um destes projectos foi feito o respectivo enquadramento por parte da ONG que o promove, seguindo-se a apresentação do projecto a cargo de docentes das escolas envolvidas.
Ana Paixão, da QI, apresentou o Projeto Crescer+Igual e Julieta Cordeiro, educadora de infância do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, explicou o seu desenvolvimento na escola básica com pré-escolar e 1º ciclo Condes da Lousã. Sobre o Projeto Engenheiras por um dia, coube a Margarida Matias, da APPDI, referir o seu aparecimento e evolução e ao docente Armando Moreira mostrar o seu impacto no Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos. Depois da apresentação do projeto CUIDAdania, por Rosa Carreira, da CooLabora, foi a vez de Lídia Mineiro, docente da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, referir como o projecto está a ser desenvolvido naquela escola da Covilhã.
Adelino Calado, a quem coube a moderação do Webinário, interpelou ainda as alunas presentes para que dessem o seu testemunho sobre os efeitos de dois dos Projetos apresentados. Amélia Patacho, do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos, referiu-se ao primeiro ano do Projeto Engenheiras por um dia e de como ele foi importante na sua vida, quando frequentava o 9º ano, e no seu percurso académico posterior. Por sua vez, Leonor Almeida, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, falou da sua experiência, enquanto aluna e enquanto membro da Associação de Estudantes, e do modo como o Projeto CUIDAdania envolveu toda a comunidade escolar, tornando a igualdade entre mulheres e homens central na escola e na relação desta com a sua cidade.
Os comentários finais estiveram a cargo de Isabel Marques Lopes, da Direção Geral de Educação, que apresentou uma síntese das principais questões abordadas ao longo da sessão. Prolongando-se até às 19.30h da tarde, o Webinário terminou com o debate, com destaque para a igualdade entre mulheres e homens nos manuais escolares.