Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 2019 entregue a Nabila Hamza e Leoluca Orlando
A cerimónia de entrega do galardão decorre no dia 2 de dezembro, às 12h00, na Assembleia da República.
Nabila Hamza, socióloga, activista e especialista em assuntos de género e desenvolvimento social. É a líder da equipa do programa financiado pela UE “Diálogo Med para Direitos e Igualdade”. Foi selecionada pelo júri, devido ao seu forte compromisso com a proteção dos direitos humanos e dos direitos das mulheres, nomeadamente pela sua contribuição para a melhoria do direito da família na Tunísia.
Leoluca Orlando, Presidente da Câmara de Palermo, criou em 2015, a “Carta de Palermo” para defender o direito à mobilidade internacional e o “Conselho das Culturas”, um órgão consultivo composto por membros eleitos pelos migrantes para dar-lhes voz na política. O prémio é-lhe concedido em reconhecimento dos seus esforços para apoiar a integração dos migrantes e o reforço dos direitos humanos e do Estado de Direito a nível local.
O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa visa distinguir anualmente duas personalidades que se destacaram internacionalmente pela sua acção em prol da defesa dos Direitos Humanos e Democracia pluralista, contribuindo para promover a solidariedade num mundo cada vez mais marcado pela interdependência entre povos.