A importância do Fundo Social Europeu na discussão da igualdade de género em debate
No âmbito da iniciativa conjunta do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POI SE) e do Expresso, realizou-se uma conferência na qual esteve presente Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Foram discutidas questões em torno do contributo do Fundo Social Europeu para a inclusão social e emprego, principalmente em tempos de pandemia, quando a taxa de desemprego subiu e grande parte da população se viu “de repente em teletrabalho; algo que há pouco tempo não imaginaríamos que acontecesse de forma tão rápida”, conforme lembrou a Presidente da CIG, que participou na mesa redonda subordinada ao tema “O papel do Fundo Social Europeu no combate ao desemprego e à exclusão social.”
Atualmente, sentem-se já os impactos sobre as mulheres, no mundo do trabalho. Verificou-se uma subida da taxa de desemprego no sexo feminino, dado que empregos ligados ao cuidado, ao turismo – como os alojamentos – e de limpezas, são maioritariamente ocupados por mulheres.
No campo do trabalho prático da CIG, Sandra Ribeiro destacou o apoio do POI SE nas suas estratégias macro e na implementação de práticas como a formação de públicos estratégicos; os planos de igualdade municipal, no ensino superior, ou nas empresas e a capacitação financeira e técnica das organizações não-governamentais.
Uma vez que serão necessários apoios à retoma do emprego, após a pandemia, será necessário igualmente, criar políticas públicas que consigam garantir um acesso ao teletrabalho, de forma equitativa”, alertou Sandra Ribeiro. E esta não é uma questão de somenos, pois é notório que, numa situação não regulada, acabam por ser as mulheres mais encaminhadas para casa, com a agravante de que aí ainda acumulam as tarefas de cuidadoras (do lar, dos filhos, dos idosos) com as tarefas laborais. “O teletrabalho em massa, pode levar a um retrocesso ao nível da igualdade”, alertou.
Nesta mesa redonda estiveram ainda Domingos Lopes, Presidente do PO ISE, Ana Coelho, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP e Ana Vieira, Secretária Geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e Presidente do Centro de Relações Laborais.
A sessão foi iniciada por Laurent Sens, Chefe de Unidade do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia e finalizada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.