Associação rede ex aequo divulga Relatório do Projeto Educação LGBTI 2019
A rede ex aequo lançou o Relatório do Projeto Educação LGBTI, referente ao ano de 2019, documento onde se avalia o desempenho do projeto de sensibilização daquela associação junto de instituições de ensino para as questões de orientação sexual, identidade e expressão de género.
Segundo a rede ex aequo, foram realizadas 162 sessões, em 9 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, num total de 4.843 jovens inquiridos.
De acordo com o documento, os principais resultados demonstram que:
- 79% dos/as jovens já assistiu a episódios de bullying homo-bi-transfóbico;
- 86% considera importante abordar as questões LGBTI na escola;
- só 1% não acha importante abordar questões LGBTI em aula;
- 68% referiu que a temática LGBTI não é, ou muito raramente, abordada na escola.
Os principais resultados dos/as docentes e não-docentes indicam que:
- 96% sente que estas sessões ajudam a diminuir as situações de discriminação;
- 52% considera que o sistema educativo não é inclusivo relativamente a questões LGBTI;
- 67% reconhece necessitar de formação sobre estas temáticas;
- 30% admite não se sentir capaz de reagir a situações de discriminação homo-bi-transfóbica.