Países da União Europeia preparam estratégias na área da igualdade de género
Decorreu em formato virtual, nos passados dias 25 e 26 de janeiro de 2021, a reunião do Grupo de Alto Nível para o Mainstreaming de Género, em colaboração com a Presidência Portuguesa da UE, cuja formação inclui representantes dos mecanismos responsáveis pelo mainstreaming de género de cada um dos Estados membros da U.E.
Presidida pela Comissão Europeia (CE), a reunião deste Grupo teve como objetivo o planeamento estratégico de atividades e políticas na área da Igualdade de Género a implementar pelas presidências da U.E., o seguimento da Estratégia Europeia para a Igualdade de Género, apoiar a Comissão na preparação dos novos pacotes legislativos, a anunciar futuramente, nomeadamente sobre transparência salarial e prevenção e combate à violência contra as mulheres.
Esta reunião contou com a presença da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na Sessão de Abertura, que enalteceu o empenho de Portugal na mitigação dos efeitos da COVID-19 para a igualdade entre mulheres e homens, em particular no mercado de trabalho e na conciliação entre a vida profissional, privada e familiar, e na prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.
“Nem a pandemia, nem a crise podem ofuscar a igualdade de género. Ao contrário, em tempos como este, é ainda mais importante”, disse Mariana Vieira da Silva, dirigindo-se às técnicas (maioritariamente mulheres) de todos os Estados-membros que participaram na reunião. A ministra sublinhou ainda a importância de “coordenação entre os países” da UE, para se obterem “progressos tangíveis” em matéria de igualdade.
“Se até aqui as desigualdades de género eram óbvias, agora são impossíveis de ignorar”, constatou. Mariana Vieira da Silva frisou que a agenda da igualdade será uma das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE, ao longo do primeiro semestre de 2021, nomeadamente reforçando a proteção das vítimas de violência, “cuja vulnerabilidade aumentou com o isolamento imposto pela pandemia”.
Representaram Portugal a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e a Assessora para as Relações Internacionais, Andreia Lourenço Marques.