CIG
Igualdade entre Mulheres e Homens
Projeto Engenheiras por Um dia
Projeto CIG
O Projeto Engenheiras por um dia, iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania a Igualdade, Rosa Monteiro, promove junto de estudantes do ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
É coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros.
Este projeto, que já conta com 3 edições anteriores, alcançou 7975 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, de 25 escolas a nível nacional. A 4ª edição distingue-se pela forte aposta na componente digital, mantendo as atividades tradicionais, mas com novidades.
Mais informações aqui.
Site Engenheiras por Um dia
“Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género no sistema educativo”
Projeto CIG
Este projeto incide sobre a integração da igualdade entre mulheres e homens na prática docente e na organização e cultura escolares.
Inicia-se em 2008-2009 e a partir de 2011 passa a ser uma medida de política da área da Educação dos Planos Nacionais para a Igualdade de Género (IV PNI; V PNI e ENIND/PAIMH).
É dirigido a profissionais de educação de todos os ciclos do ensino não superior – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário – do Continente e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
É coordenado pela CIG e tem sido concretizado com a colaboração de mais de 40 especialistas em Género e Educação, pertencentes a cerca de 20 instituições de ensino superior, universitárias e politécnicas, de norte a sul do país.
Saiba mais aqui.
A Escolinha em viagem para a Igualdade
Projeto CIG
O Projeto-piloto A Escolinha em viagem para a Igualdade iniciou-se em 2018‑2019 e é promovido pelo externato A Escolinha em parceria com a CIG e a Escola Superior de Educação de Setúbal. A sua finalidade é a aplicação da whole school approach, prevista na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, na transversalização da igualdade de género numa escola privada do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Com uma duração prevista de 3 anos, prolongou-se pelo actual ano lectivo em virtude das alterações introduzidas pelo CONVID19 nas actividades das escolas, em 2019-2020. Num processo faseado, com a dupla dimensão da formação-ação, o projecto envolve de forma ativa e continuada, todos os agentes educativos da escola: docentes e educadoras; assistentes operacionais; docentes exteriores à Escolinha (ministrando AEC), pais, mães e outros/as familiares, bem como todas as alunas e alunos da escola, dos 3 aos 10 anos. Prevê-se a conclusão do projecto e a divulgação dos seus resultados no fim de 2020-2021.
Dinamização de atividades no Centro de Cultura e Intervenção Feminista
Entidade: UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
Mais informações aqui.
Projeto Memória e Feminismos Múltiplas Discriminações II – “As Vozes que se entrecruzam”
Entidade: UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
Parte do conceito de interseccionalidade, onde se destaca o facto da multiplicidade de opressões às quais as mulheres estão sujeitas. O livro “As Vozes que se entrecruzam” reflete as tertúlias e o seminário final deste projeto.
Mais informações aqui.
Mutilação Genital Feminina
Projeto “ODS 5 – Os Direitos das Sobreviventes”
Entidade: Associação de Mulheres Sem Fronteiras
Âmbito geográfico de intervenção – Moita, Barreiro, Setúbal, Loures, Lisboa e em especial a área de influência do ACES Arco Ribeirinho.
O projeto consiste, fundamentalmente, na promoção de ações de sensibilização e formação sobre MGF e outras práticas tradicionais nefastas, com vista à capacitação de profissionais em diferentes áreas e com particular incidência nos educadores, docentes, auxiliares de educação (mas também profissionais de saúde, serviço social etc.).
Mais informações aqui.
Projeto “Kit de Abordagem à Mutilação Genital Feminina/Corte”
Entidade: Associação para o Planeamento da Família
Âmbito geográfico de intervenção – Sintra e Amadora
Consiste fundamentalmente na elaboração de um Kit facilitador de abordagem e ações de formação/sensibilização, intitulado “Kit de Abordagem à Mutilação Genital Feminina/Corte”. Prevê ainda a criação e formação de um grupo de Mulheres Mediadoras Culturais em Saúde, para que possam servir os interesses centrados nas vítimas ou potenciais vítimas, bem como a formação de profissionais de saúde pertencentes aos ACES de Sintra e ACES da Amadora.
Mais informações aqui.
Projeto “MGF Maioridade Global Feminina”
Entidade: Teatro IBISCO – Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo
Âmbito geográfico de intervenção – Loures
O projeto consubstancia-se fundamentalmente na constituição um grupo de jovens/agentes de mudança, os quais se implicaram na construção de uma peça teatral sobre MGF, da qual são (co) autores/as e intérpretes. Esta peça servirá de mote a assembleias comunitárias e debates sobre a temática, especialmente dirigidas a estudantes das escolas de Loures.
Mais informações aqui.
LGBTI
Projeto Escolas de Formação rede ex aequo.
Entidade: Rede Ex aequo – Associação de Jovens Lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes
Pretende capacitar os jovens de competências para trabalhar questões LGBTI; Dotar os jovens de competências pessoais e profissionais relevantes para o seu futuro; Contribuir para uma sustentabilidade social e, abranger regiões com pouca inclusividade LGBTI e maior necessidade de apoio.
Mais informações aqui.
Reedição do livro “Amar incondicionalmente” de Henriques Marques Pereira.
Entidade: AMPLOSIG – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género
Visa a desconstrução do preconceito sobre homossexualidade dirigindo-se sobretudo a famílias que estão pela primeira vez com a situação.
Mais informações aqui.
Formação de Públicos Estratégicos. Formação de profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e profissionais que trabalhem em contexto que lidem com crianças e jovens, nomeadamente Educação, Juventude, Ação Social, Saúde e Proteção de Crianças e Jovens.
Entidade: Casa Qui – Associação de Solidariedade Social
Mais informações aqui.
Reformular a estratégia e plataformas de comunicação da ILGA Portugal; Garantir e reforçar a existência de ferramentas individuais de resistência e oposição à discriminação; Esclarecer e informar sobre mecanismos de apoio e denúncia; Colmatar a ausência de informação online e offline destinada a pessoa LGBTI.
Entidade: Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo
Mais informações aqui.
1: O GIS vai à escola;
2: Elaboração de kits pedagógicos;
3: Conferência final
Promover o conhecimento sobre questões LGBTI; Prevenir o bullying homofóbico; Produzir disseminar materiais informativos e educativos; Organizar uma conferência no final do projeto.
Entidade: Associação Plano I
Mais informações aqui.
#ESTAÉAMINHACIDADANIA#
Entidade: Associação Ação Pela Identidade
Estudo para identificar as necessidades e os atuais modos de vida das populações não-binárias, transgénero e intersexo em Portugal; Fazer recomendações sustentadas e dirigidas aos diferentes organismos da Administração Pública Central e local; Apoiar a implementação da Lei n. 38/2018, Direito à autodeterminação da identidade de género, Apoiar o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito da ENIND.
Mais informações aqui.
Projeto Come to the Rainbow School
Entidade: Associação Tudo vai melhorar
Produção de e-book, vídeo, divulgação e lançamento on-line dirigido a docentes e alunos/as.
Empoderamento de professores no âmbito da implementação de programas de educação sexual; Contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre jovens; Promoção de igualdade de género; Redução da discriminação com base na orientação sexual e identidade de género.
Mais informações aqui.
II Colóquio da IA – Identidades e Afetos, Associação sob o tema “O Corpo”
Entidade: Identidade e Afetos
Realização de um Colóquio com especialistas nacionais e convidada internacional. Dirigido a profissionais de saúde, estudantes e outras pessoas com interesse na área da OIEC. Promover o debate e a reflexão sobre o estado da arte.
Mais informações aqui.
Comité Empresarial para a Diversidade, Inclusão e Igualdade.
Entidade: Variações – Associação do Comércio e Turismo LGBTI em Portugal
Envolver as grandes empresas na promoção das Diversidades, Inclusão e Igualdade; Incentivar a contratação de recursos humanos para a diversidade; Promover a eficiência humana e bem estar dentro das organizações.
Mais informações aqui.