“Igualdade é desenvolvimento” é o conceito que cada vez mais municípios estão dispostos a assegurar
“Igualdade é desenvolvimento” foi a expressão utilizada pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, durante a abertura da cerimónia da entrega dos galardões dos Prémios Viver em Igualdade, que decorreu no dia 23 de outubro, em S. João da Madeira, e que este ano teve um recorde de candidaturas (32), demonstrando que os governos locais estão apostados em prosseguir um caminho de inclusão e promoção da igualdade.
Para Rosa Monteiro, “os municípios são parceiros de qualquer governo, na implementação de políticas promotoras de mais igualdade e menos discriminação.” Apesar de todas as medidas já implementadas individualmente pelas autarquias, o que faz destas “agentes estratégicos no desenvolvimento e planeamento de ações concretas de promoção da igualdade”, os municípios continuam a aceitar, cada vez mais, trabalhar em conjunto com o Estado. Só assim se compreende que “apenas este ano, já tenham sido assinados 218 protocolos de parceria entre as Câmaras Municipais e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”, destacou a governante, no que foi secundada pelo Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, quando garantiu “o compromisso de, em conjunto, trilhar o caminho da implementação de políticas de promoção da igualdade”.
Em representação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro destacou igualmente o papel preponderante dos governos locais “na implementação de boas práticas, dando assim um exemplo positivo de como agir”. Para a Presidente da CIG, os municípios galardoados devem sentir orgulho nas suas candidaturas, pois “estes projetos significam que se está a mudar a vida das pessoas. Eles demonstram uma vontade de alterar as condições de desigualdade ainda existentes e fazer do país um Portugal mais igual”.
Coube ainda a Daniela Gomes, da Comunidade Intermunicipal do Cávado, a apresentação do projecto Cávado + Igual, cujos objetivos se centram na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação.
A 5ª Edição do Prémio “VIVER EM IGUALDADE” 2020-2021 distinguiu com Prémio e com Menção Honrosa, os seguintes municípios:
Atribuição de Prémio:
1. Município de Abrantes
2. Município de Angra do Heroísmo
3. Município de Barcelos
4. Município de Cascais
5. Município de Fafe
6. Município de Figueira da Foz
7. Município de Guimarães
8. Município de Horta
9. Município de Lagoa (Algarve)
10. Município de Lousã
11. Município de Matosinhos
12. Município de Mirandela
13. Município de Oliveira do Hospital
14. Município de Póvoa do Lanhoso
15. Município de Tábua
Atribuição de Menção Honrosa:
1. Município de Alfândega da Fé
2. Município de Almada
3. Município de Amarante
4. Município de Faro
5. Município de Felgueiras
6. Município de Funchal
7. Município de Mangualde
8. Município de Oliveira de Azeméis
9. Município de Santarém
10. Município de São Roque do Pico
11. Município de Seixal
Nota: O critério de apresentação é a ordem alfabética.