Nota de Pesar – Ana Feio do Vale, 26 de setembro de 2020
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) vem por este meio manifestar o seu pesar pelo falecimento de Ana Feio do Vale, no dia 26 de setembro de 2020.
Antiga técnica do gabinete técnico-jurídico da CGTP-in, para onde entrou em dezembro de 1974 e onde se manteve até 1994, desempenhou diferentes funções de destaque sem nunca abandonar a defesa dos princípios da igualdade entre mulheres e homens, com especial enfoque na área do trabalho e do emprego.
Nos dois mecanismos para a Igualdade entre mulheres e homens existentes em Portugal, Ana Vale integrou o Conselho Consultivo da CIG, então CIDM, enquanto representante da CGTP-in e foi, igualmente, membro da Comissão Tripartida da CITE em representação da mesma central sindical.
Lutadora e visionária, teve um papel de liderança em muitas ações pioneiras. Foi a representante da CGTP-in na OIT/Organização Internacional do Trabalho, mas também a primeira Presidente do Loby Europeu das Mulheres.
Na sua intensa trajetória profissional ficará sempre ligada aos vários programas dos Fundos Sociais Europeus que liderou. Foi gestora dos programas Now e Iniciativa Equal (programas inovadores que mudaram as metodologias de trabalho no nosso país), em parceria com o setor Público, Privado e a Academia, nunca subestimando a perspetiva de integração da dimensão de género. Vale, A. (2010) Recordemos as suas palavras em “Um novo paradigma para a intervenção social”, In Vale, A., Henriques, J. M. & Nunes, M.C. (2010) Para uma Nova Intervenção Social, Lisboa, Gabinete de Gestão EQUAL.
Portugal perdeu uma empenhada defensora dos direitos humanos das mulheres, que muito trabalhou pela igualdade entre mulheres e homens quer UE como em Portugal.
O funeral realiza-se hoje, 28 de setembro, saindo às 13:30 horas, da Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, para Rio de Mouro.