Cidadania e Igualdade de Género – Formação de docentes para o pré-escolar e 1º ciclo
No primeiro trimestre de 2020, realizou-se em Torres Vedras, mais uma ação de formação promovida pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã em parceria com a CIG.
O Centro de Formação de Associação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFAETVL), em parceria com a CIG, promoveu mais uma ação de formação acreditada sobre as temáticas da Igualdade de Género e da Cidadania, agora para profissionais de educação de infância e docentes do 1º ciclo do ensino básico.
Depois da oficina de formação Ensinar a Cidadania através da Igualdade de Género, dirigida a docentes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que teve lugar no primeiro trimestre do presente ano letivo, foi a vez do curso Cidadania e Igualdade de Género destinado a educadoras de infância e a docentes do 1º ciclo da escolas abrangidas por este Centro de Formação. O curso teve lugar na Escola Secundária de Madeira Torres, onde está sedeado o CFAETVL, durante os meses de janeiro e fevereiro prolongando-se a sua avaliação até ao mês de abril.
Com a duração de 12 horas, a ação de formação contou com a participação de Maria João Cardona e de Marta Uva, da Escola Superior de Educação de Santarém, e de Teresa Alvarez, da CIG. Concluíram este curso 21 docentes (86% do sexo feminino e 14% do sexo masculino), provenientes de quinze instituições – entre jardins de infância e escolas de 1º ciclo – pertencentes, no seu conjunto, a sete Agrupamentos de Escolas: de Mafra, da Ericeira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias, S. Gonçalo, D. Lourenço e Damião de Gois. O número de concelhos abrangidos por esta iniciativa aumentou significativamente, passando de dois para cinco, juntando-se a Torres Vedras e Lourinhã, os concelhos de Alenquer, Mafra e Ericeira.
O curso teve o objetivo de contribuir para a integração transversal, de forma coerente e sustentada, da perspetiva da igualdade de género e da temática das relações entre mulheres e homens na prática educativa de educadoras/es e de docentes, no quadro do currículo e/ou das orientações curriculares, assim como da implementação da Educação para a Cidadania em cada Agrupamento de Escolas.
Esta foi mais uma iniciativa no âmbito do Projeto da CIG Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género no sistema educativo, que permitiu conhecer, aplicar e adaptar as propostas de atividades dos Guiões de Educação Género e Cidadania destinados ao pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino do básico, com vista a alargar aos primeiros anos da escolaridade a integração continuidade da Igualdade de Género na atividade pedagógica e na organização das escolas.