OTSH lança Boletim Estatístico Temático sobre Tráfico de Seres Humanos – “A Dimensão de Género no Tráfico de Seres Humanos”
O Observatório do Tráfico de Seres Humanos lançou o Boletim Estatístico Temático – A Dimensão de Género no Tráfico de Seres Humanos. Este documento apresenta uma breve análise sobre a dimensão do tráfico de seres humanos em relação ao género, ou seja, como homens e mulheres são vitimizados.
Para o Relator Nacional para o Tráfico dos Seres Humanos, Manuel Albano, o género e tráfico estão interligados a diversos níveis, destacando que os últimos dados apontam claramente para esta tendência notória. Acredita que “o tráfico para exploração sexual é parte de um continuum sobre violência na vida de uma vítima de tráfico de seres humanos, e constitui uma forma grave de violência contra as mulheres, sendo uma das manifestações mais evidentes das desigualdades de género”.
A Diretiva 2011/36/EU sobre a prevenção e combate ao tráfico de seres humanos e proteção das suas vítimas, é a primeira medida da UE de natureza criminal no âmbito do Tratado de Lisboa. Através desta Diretiva, a legislação da União Europeia, pela primeira vez adota uma abordagem específica de género para o tráfico de seres humanos, reconhecendo que as mulheres e os homens, raparigas e rapazes são traficados em diferentes situações e requerem apoio e assistência específicos. O boletim levou em conta os fatores que condicionam as mulheres e os homens que podem ser diferentes dependendo do sector em análise, tal como tráfico de seres humanos para a indústria do sexo, ou para a exploração laboral, como por exemplo na construção civil, sector da agricultura e servidão doméstica.
O Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), criado em 2008, tem como missão produzir, recolher, tratar e disseminar informação e conhecimento sobre Tráfico de Seres Humanos (TSH) e outras formas de violência de género, em colaboração com a coordenação do Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos.