“Medalhas de Honra L’Oreál Portugal para as Mulheres na Ciência” distingue cientistas portuguesas
No passado dia 19 de fevereiro foram conhecidas as quatro vencedoras da 16ª edição do “Medalhas de Honra L’Oreál Portugal para as Mulheres na Ciência”.
Este ano, as galardoadas foram Ana Rita Carlos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Diana Priscila Pires (Centro de Engenharia Biológica, da Universidade do Minho), Cristina Godinho-Silva (Fundação Champalimaud) e Ana Luísa Gonçalves (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da Universidade do Porto).
O número de cientistas mulheres a nível mundial continua abaixo dos 30%. Esta distinção resulta de um protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, e visa incentivar investigadoras em Portugal, já doutoradas e até aos 35 anos, a prosseguirem estudos originais e relevantes para a saúde e o ambiente. Desde 2004 foram já distinguidas 53 jovens investigadoras em Portugal.
A cerimónia que decorreu no decorreu, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, contou com a presença da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira. A CIG fez–se representar pela Técnica, Isabel Elias.