Formação em igualdade de género para docentes das escolas de Vila Franca de Xira
Terminou no dia 5 de fevereiro, em Vila Franca de Xira, mais uma ação de formação para docentes, sobre Igualdade de Género e Cidadania, realizada pela CIG.
Entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, decorreu na Escola Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, a oficina de formação Pensar e aprender a cidadania através da igualdade de género, destinada a docentes do ensino secundário e dos 2º e 3º ciclos do ensino básico das escolas daquele concelho. Com a duração de 24 horas (12 das quais em contexto de trabalho autónomo com alunas e alunos), a ação foi promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Infante D. Henrique e assegurada por Teresa Alvarez, da CIG.
A formação foi frequentada por 19 docentes (68% do sexo feminino e 32% do sexo masculino) da Escola Secundária não agrupada Gago Coutinho e dos seis Agrupamentos de Escolas D. António de Ataíde, Vialonga, Bom Sucesso, Forte da Casa, Professor Reynaldos dos Santos e Alhandra/Sobralinho/S. João dos Montes. A formação abrangeu docentes das disciplinas de Português, Francês, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Estudos Sociais, Matemática, Ciências Naturais, Educação Física, História, Geografia, Biologia e Geologia, Cidadania e Desenvolvimento.
Com esta oficina de formação pretendeu-se, à semelhança do que tem vindo a ocorrer com a realização da mesma ação noutros concelhos, contribuir para a integração transversal da igualdade de género e das relações entre mulheres e homens no sistema escolar, quer na Estratégia de Educação para a Cidadania de cada Agrupamento de Escolas, quer em todas disciplinas que fazem parte do currículo.
Esta é mais uma ação de formação enquadrada no Projeto da CIG, Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género na educação, e foi possível assistir, de novo, à troca de experiências na aplicação daqueles materiais, entre docentes que lecionam oito anos da escolaridade, mais precisamente entre o 5º ano e o 12º ano. Voltou a ser evidente que a utilização dos Guiões de Educação editados pela CIG permite iniciar uma gradual integração da Igualdade entre Mulheres e Homens na atividade pedagógica e no funcionamento escolar.