Apresentação dos resultados do projeto “Práticas Saudáveis: Fim à Mutilação Genital Feminina”
Com vista a assinalar o dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, terá lugar no dia 6 de fevereiro, às 16h30, na Escola Nacional de Saúde Pública, a apresentação dos resultados do projeto-piloto “Práticas Saudáveis: Fim à Mutilação Genital Feminina”.
Nesta ocasião decorrerá ainda, a assinatura de protocolos que prevê o alargamento deste projeto a mais 5 ACES – Agrupamentos de Centros de Saúde da área da Grande Lisboa, designadamente Cascais, Estuário do Tejo, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Lisboa Norte.
O alargamento do âmbito geográfico do projeto permitirá cobrir e intervencionar praticamente toda a Área da Grande Lisboa e Península de Setúbal, que desde novembro de 2018 tem vindo a conhecer desenvolvimentos nos territórios abrangidos pelos ACES Amadora, Arco Ribeirinho, Sintra, Loures-Odivelas e Almada-Seixal.
As entidades coordenadoras e signatárias do protocolo de Cooperação para uma Atuação Integrada na Prevenção e Combate à Mutilação Genital Feminina são a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o ACM – Alto-comissariado para as Migrações e a ARS-LVT, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O projeto “Práticas Saudáveis: Fim à Mutilação Genital Feminina” tem como objetivo territorializar as respostas de prevenção e atuação em situações de risco, através de redes locais integradas, tendo os Agrupamentos de Centros de Saúde como pontos focais.
De entre os vários objetivos do projeto destacam-se a elaboração e implementação de planos de ação locais e de protocolos de atuação entre as diversas organizações locais, públicas e da sociedade civil.
Data e hora: 6 de fevereiro, 16h30
Local: Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública, Av. Padre Cruz, Lisboa.