Projeto «Engenheiras por um Dia» e Formação sobre Igualdade de Género e Cidadania
A Escola Secundária Garcia de Orta, que integra o Projeto «Engenheiras por um dia», acolheu uma sessão de formação sobre Igualdade de Género e Cidadania, destinada a docentes daquele Agrupamento de Escolas.
Com a duração de 3 horas, a acção de formação «A igualdade de género e a educação para a cidadania» foi promovida pelo Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental e assegurada pela CIG, através da técnica Teresa Alvarez. A iniciativa foi organizada, conjuntamente, pela CIG e pela Escola Secundária Garcia de Orta, que integra o Projeto «Engenheiras por um Dia» desde o primeiro ano, através da professora Tereza Neves coordenadora do Projeto naquela Escola.
Com esta sessão, a CIG pretendeu, por um lado, contribuir para uma maior sensibilização do corpo docente para a temática da Igualdade de Género e, por outro lado, contextualizar o Projeto no quadro mais abrangente do combate à segregação sexual, profissional e ocupacional.
Ao longo da sessão debateram-se alguns dos desafios que se colocam atualmente à educação para a igualdade entre mulheres e homens, ou de género, ao longo da escolaridade obrigatória e no âmbito mais específico da educação para a cidadania. À semelhança do que tem ocorrido em iniciativas deste tipo, os «Guiões de Educação Género e Cidadania» foram apresentados e, a partir deles, equacionadas formas de tratar, de modo integrado e continuado, a temática da igualdade entre mulheres e homens no currículo e nos diferentes domínios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Assistiram à sessão 30 professoras do ensino secundário e dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, leccionando as disciplinas de Inglês, Matemática, História, Português, Economia, Físico-Química, Geografia, Ciências Naturais, Filosofia, Geometria Descritiva, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Moral e Religiosa Católica, História e Geografia de Portugal.
A iniciativa aconteceu a 23 de outubro.