Encontro com Jaha Mapenzi Dukureh em Lisboa
No próximo dia 12 de setembro realiza-se o encontro com Jaha Mapenzi Dukureh, fundadora e CEO da organização não governamental “Safe Hands for Girls – Mãos Seguras para Raparigas”, como moderação de Sofia Branco, Jornalista da Agência Lusa.
Esta ONG presta apoio a mulheres, raparigas e meninas africanas sobreviventes à Mutilação Genital Feminina (MGF) e aborda as suas consequências físicas e psicológicas ao longo da vida. Juntamente com as organizações de mulheres e a sociedade civil, Jaha Dukureh contribuiu para a proibição desta prática no seu país de origem, a Gâmbia.
Nascida na Gâmbia em 1989, Jaha Dukureh é uma sobrevivente de MGF e foi forçada a contrair um casamento infantil aos 15 anos, tendo a sua história de vida dado origem a um documentário em 2017, “Jaha’s Promis.
Em fevereiro de 2018, foi nomeada pela ONU Mulheres como a primeira Embaixadora Regional da Boa Vontade para a África e em 2016, a revista Time foi considerada como uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo.
Jaha Mapenzi Dukureh será laureada com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, no dia seguinte a este encontro.
Este evento é organizado pela Associação Mulheres sem Fronteiras e a Associação dos Filhos e Amigos de Farim, com o apoio da CIG e da Secretária para a Cidadania e Igualdade, que estará presente no encontro.
Entrada gratuita
Faça aqui a sua inscrição
Data: 12 de Setembro
Hora: 17h30
Local: Sala Polivante – Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna | R. Dr. Nicolau Bettencourt, 1050-078 Lisboa
Tradução simultânea: inglês e português