CIG e INA celebram protocolo para formação em igualdade de género para a administração pública
Celebrou-se hoje, a 13 de fevereiro, a assinatura de um protocolo entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) para a implementação de um plano de formação sobre igualdade de género e não discriminação para a administração pública.
O presente protocolo visa o reforço das capacidades da CIG e do INA com vista a concretizar os objetivos estratégicos e específicos que integram os três planos de ação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual (ENIND), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018, de 21 de maio. E vem dotar a administração pública de um plano de formação para dirigentes e trabalhadores, sobre igualdade de género e não discriminação, para funcionários públicos.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e Maria de Fátima de Jesus Fonseca, Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público fizeram a sessão de abertura.
A apresentação do Programa de Capacitação em Igualdade e Não Discriminação foi conduzida por Elsa Belo, Diretora de Serviços de Formação e Inovação na Aprendizagem, do INA, e por João Paiva, Chefe de Equipa do Núcleo para a Promoção da Cidadania e Igualdade de Género da CIG.
Por fim, a socióloga Anália Torres deu uma conferência sobre Igualdade e Não Discriminação.
A cerimónia de apresentação do Programa de Capacitação em Igualdade e Não Discriminação, e da assinatura do protocolo, decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa.