Embaixada do Canadá acolhe a visita da campeã olímpica de luta livre Erica Wiebe
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género associa-se à Embaixada do Canadá em Lisboa, acolhendo a atleta olímpica de luta livre, Erica Wiebe, em visita ao nosso país.
A atleta tem agendadas visitas a escolas de Vila Franca de Xira e Lisboa, a 4 e 6 de dezembro.
A 4 de dezembro Erica Wiebe esteve na Escola Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, onde cerca de 200 estudantes e respetivas/os docentes seguiram com entusiasmo a palestra da atleta, que incluiu algumas demonstrações práticas da modalidade desportiva de luta livre.
Com a duração de 2 horas, a sessão contou com a intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas, Eurico Valente, que abriu a sessão, seguindo-se um curto enquadramento feito por Teresa Alvarez, em representação do Vice-Presidente da CIG, e uma breve apresentação acerca de Erica Wiebe por parte de Eurico Nobre, da embaixada do Canadá. Manuel Abrantes, em representação da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, encerrou a sessão.
Erica Wiebe não só partilhou o seu percurso e a sua experiência enquanto atleta numa modalidade que só recentemente passou a ter mulheres, como falou também da sua vivência como ativista feminista, da sua ação como voluntária em organizações de promoção do desporto e da sua ação como defensora dos direitos LGBTI. As fortes mensagens que transmitiu sobre o combate à discriminação e à violência, como o bullying, revelaram sempre uma preocupação por se dirigir a jovens visando o reforço da sua auto estima, a valorização das suas capacidades individuais e o direito e a responsabilidade de cada uma e de cada um pela concretização dos seus projetos pessoais.
O debate que se seguiu contou com perguntas de alunas e alunos que, no fim da sessão, rodearam a atleta, falando diretamente com ela e tirando selfies.
A atleta canadiana ainda visitou a Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa, a 6 de dezembro. Este encontro contou com a presença do Vice-presidente da CIG, Carlos Duarte, e com a participação de cerca de 150 alunas/os daquele Agrupamento de Escolas.