Lisboa acolheu o Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade
Lisboa foi palco do Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, um evento promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade inscrito na Estratégia Nacional Portugal + Igual, pela primeira vez com dimensão internacional.
Ontem, dia 24 de outubro, o auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro recebeu o Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade e a cerimónia da entrega do Prémio Viver em Igualdade. O evento decorreu no âmbito da comemoração do Dia Municipal para a Igualdade e o seu programa incluiu o debate sobre o papel dos municípios, as ferramentas e estratégias a utilizar para o alcance da igualdade entre mulheres e homens, através de apresentações feitas por peritas nacionais e internacionais nas matérias.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, fez a abertura do evento, assim como o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves. Seguiu-se a primeira parte do Encontro com a convidada catalã Mónica Gelambí Torrel, perita em questões de género, cuja apresentação incidiu nos temas da Igualdade e Conciliação nas políticas locais.
A segunda parte do Encontro esteve subordinado ao tema “Recursos e Instrumentos de Mainstreaming de Género na Vida Local” e contou com as apresentações das especialistas Virgínia Ferreira do LGE – Local Gender Equality, Sara Falcão Casaca que falou em Auditorias de Género, e Maria do Céu Albuquerque enquanto representante da ANMP no Comité Permanente para a Igualdade do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa que falou da Igualdade de Género na Vida Local no contexto europeu.
Durante o Encontro, Rosa Monteiro apresentou a novidade do lançamento de novas linhas de apoio e financiamento, até ao início de 2019, para os municípios desenvolverem políticas de igualdade de género. Estas medidas estão enquadradas numa nova geração de protocolos de territorialização.
A cerimónia de entrega do Prémio Viver em Igualdade 2018 foi aberta pela Presidente da CIG, Teresa Fragoso. O prémio é uma iniciativa bienal da CIG que reconhece municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas. Foram ainda atribuídas menções honrosas.
Municípios premiados – Viver em Igualdade 2018:
- Município de Cascais
- Município de Guimarães
- Município de Lagoa (Algarve)
- Município de Oliveira de Azeméis
- Município de Seixal
Menções Honrosas:
- Município de Abrantes
- Município de Alfandega da Fé *
- Município de Amarante
- Município da Figueira da Foz
- Município do Funchal
- Município de Matosinhos*
- Município de Póvoa de Lanhoso
- Município de Vila Nova de Famalicão*
- Município de Vila Nova de Gaia*
- Município de Vila Verde*
* Menção Honrosa atribuída pela CIG