Apoio às vítimas de Violência Doméstica à distância de um clique
Lisboa, 10 de julho – “Denunciar situações de Violência Doméstica é cada vez mais fácil e seguro”, indica a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a propósito do reforço na divulgação da App VD – APPoio Contra a Violência Doméstica, bem como da necessidade de sensibilizar todas as pessoas a denunciarem comportamentos abusivos.
A partir desta semana, em parceria com os CTT e com a Associação de Direitos Humanos Akto, será distribuído por mais de um milhão de caixas de correio de todo país, incluindo as ilhas, um folheto informativo e de sensibilização sobre esta resposta digital que o Governo Português disponibiliza, assim como a enumeração e descrição de comportamentos, dados e situações de violência doméstica.
Ajudar as mulheres e os homens a reconhecer sinais e comportamentos indiciantes do crime de violência doméstica; alertar e sensibilizar divulgando os números mais recentes que nos indicam que 858 mulheres e 834 crianças foram acolhidas em casas abrigo por todo o país, em 2017, e divulgar esta ferramenta digital é o objetivo desta Campanha de Verão Contra a Violência Doméstica levada a cabo pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
À distância de um simples clique, a App VD é uma aplicação gratuita, disponível na App Store e Google Play, na qual as pessoas podem, a partir dos seus smartphones, aceder a informação atual e oficial sobre todos os serviços da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Após descarregar a App VD basta escolher um distrito e a resposta que procura, por categorias: Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Crianças e Jovens, Saúde ou Serviços locais de Segurança Social. Podem ser realizadas chamadas telefónicas ou o envio de mensagens eletrónicas diretamente a partir desta aplicação.
Todas as pessoas que tenham dúvidas, questões e/ou problemas na área da Violência Doméstica, assim como profissionais que acompanham e encaminham estes casos podem, através de um smartphone, esclarecer e denunciar situações abusivas de forma imediata.