Vítimas LGBTI de violência doméstica já têm casa-abrigo
Fonte da foto: Câmara Municipal de Matosinhos
A cidade de Matosinhos acolhe a primeira casa-abrigo do país para pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica.
Situada em instalações cedidas pela Matosinhos Habit, a Casa Arco-Íris terá capacidade para acolher simultaneamente sete pessoas, acompanhadas ou não de filhos menores ou maiores dependentes, em risco de segurança e/ou em iminente risco de revitimização.
A assinatura do protocolo contou com a presença da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do administrador da Matosinhos, Tiago Maia, da presidente da Associação Plano i, Sofia Neves, da vice-presidente da Associação Plano i, Paula Allen, do presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e do presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre outras individualidades.
O projeto resulta da aprovação de uma candidatura da Associação Plano i ao POISE- Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego.