Entrega do Prémio Norte-Sul 2017
A presidente da CIG, Teresa Fragoso, esteve presente na cerimónia de entrega do Prémio Norte-Sul que decorreu esta manhã, dia 7 de maio, na Assembleia da República e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os laureados do Prémio Norte-Sul 2017 foram Kristiina Kumpula e Abbas Gullet, reconhecidos pelo trabalho humanitário desenvolvido e pela entrega à causa da solidariedade mundial.
Kristiina Kumpula contribuiu para o diálogo Norte-Sul através da promoção da saúde e dos direitos sociais na Finlândia e na África Oriental. É presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Grupo Consultivo das Sociedades da Cruz Vermelha Internacional e do Crescente Vermelho.
Abbas Gullet destacou-se pelo seu papel na transformação da Cruz Vermelha do Quénia, do qual é Secretário-Geral, levando-a a uma posição de liderança e exemplo no continente africano. Sob a sua direção, a Cruz Vermelha do Quénia conseguiu aumentar consideravelmente a capacidade de resposta a crises humanitárias a nível nacional e internacional.
O Prémio Norte-Sul do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa é atribuído todos os anos a duas personalidades, uma do norte e outra do sul, que se distingam pelo empenho na proteção dos direitos humanos, democracia e estado de direito.