A CIG esteve presente no primeiro workshop do Programa Novas Lideranças 2024/25, em Santa Cruz
Decorreu nos dias 15 e 16 fevereiro, na Pousada da Juventude, em Santa Cruz, o primeiro workshop no âmbito do programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, agora na sua 3.ª edição.
Este programa tem como objetivo desenvolver competências de liderança em jovens dirigentes e integrar a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda das organizações desportivas.
Realizaram-se, ao longo do fim de semana, diversas sessões de formação, onde formandas e formandos tiveram a oportunidade de explorar o tema da igualdade entre mulheres e homens e o seu impacto no desporto, bem como a sua relação com a fraca participação das mulheres no desporto em Portugal, nomeadamente na liderança.
Carla Rocha, formadora e consultora na área da comunicação, fez a ligação entre todas as atividades que decorreram ao longo dos dois dias e conduziu uma sessão dedicada aos fundamentos da comunicação. Elisabete Jacinto, coordenadora pedagógica do programa, acompanhou e orientou a equipa em formação, enriquecendo com a sua experiência, todos os momentos de aprendizagem e partilha.
Pedro Dias, que coordena a área – Gender Equality & Inclusion, do Comité Olímpico Internacional (COI), partilhou a sua experiência no programa New Leaders internacional bem como os objetivos e resultados da estratégia de inclusão e igualdade de género do COI.
Isabel Cruz, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e Teresa Alvarez, especialista da área da igualdade do CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, conduziram as sessões sobre a igualdade efetiva entre mulheres e homens.
Teresa Silva, representante da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e Presidente da REDE de Jovens para a Igualdade, abordou o impacto da representação feminina na liderança.
Este workshop marcou o primeiro de três encontros do Programa Novas Lideranças, que se estenderá até julho de 2025, culminando com uma conferência final.
A turma desta 3.ª edição do programa é composta por 17 jovens dirigentes, 10 mulheres e 7 homens, com idades médias de 28 anos. Este grupo será acompanhado por uma equipa de mentoras e mentores com grande experiência e reconhecimento na área do desporto, que irão partilhar o seu conhecimento para contribuir para o desenvolvimento das novas lideranças.
O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com o apoio da Solidariedade Olímpica, e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).
Um dos objetivos prioritários é a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto + igual previsto nos instrumentos de política pública, quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude (medida 175), quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (Medida 234).