Selo da Igualdade de Género no Desporto distingue 10 entidades
Parceria entre a CIG e o IPDJ reconhece entidades privadas que incentivam e promovem boas práticas de promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto.
Esta iniciativa reconhece entidades privadas com fins lucrativos que incentivem, promovam, implementem e/ou realizem, de forma continuada, boas práticas no contexto da promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto, tais como:
- Iniciativas internas para os/as trabalhadores/as, que promovam ações que visem a prática da atividade física e/ou desporto numa perspetiva de igualdade entre mulheres e homens, nesse contexto;
- Iniciativas externas dirigidas a entidades ligadas ao setor do desporto, nomeadamente: federações desportivas, clubes e associações desportivas, associações promotoras de desporto, clubes de praticantes e outras entidades com intervenção na área do desporto, devidamente constituídas, que prestem serviços desportivos (com oferta desportiva) e que não integrem nenhum tipo de entidade referido nas alíneas anteriores.
Resultados da 1.ª Edição
Nesta primeira edição, foram recebidas 31 candidaturas, tendo sido 10 as entidades que se destacaram pelas suas práticas exemplares, alcançando uma pontuação superior a 16 pontos na avaliação das suas candidaturas.
Entidades premiadas e respetivas pontuações:
- Grupo Betclic – 25 pontos
- Centro Assist Lda – 24 pontos
- Soluções Têxteis Djr, Unipessoal Lda – 22 pontos
- 2FITU – 22 pontos
- DESMOR EM, SA – 21 pontos
- Solinca Classic, SA – 21 pontos
- Marítimo da Madeira Futebol, SAD – 20 pontos
- Next Jump Lda – 16 pontos
- CorpusSeven Health Club, Unipessoal Lda – 16 pontos
- Try All Sports, Lda – 16 pontos
A titularidade do Selo da Igualdade de Género no Desporto é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição. As entidades poderão utilizar a imagem do Selo em todos os seus processos de comunicação interna e externa, no decorrer do período de validade do mesmo.
Este reconhecimento reafirma a importância de ações concretas para promover a igualdade de género no desporto, valorizando o papel das empresas como agentes de mudança na sociedade.
Com esta distinção, espera-se que mais organizações sigam o exemplo das premiadas, contribuindo para um desporto mais inclusivo e igualitário.