O conto “A pele de dentro” venceu o concurso literário “As Três Marias”
“A pele de dentro”, da autoria de Bárbara Soares, foi o conto vencedor do concurso “As Três Marias – Concurso Literário sobre a Igualdade de Género 2024”, iniciativa dinamizada pelo Município de Odemira e que contou com a apresentação de mais de oito dezenas de contos.
Como segundo classificado, o júri, que integrou elementos da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da Associação de Escritores do Alentejo, escolheu o conto “Senhora dona”, de Dulce Correia, tendo atribuído o terceiro lugar à obra “1996”, de Clotilde Correia.
Foram ainda conferidas três Menções Honrosas aos contos “A férula”, de José Almeida Lopes, “As escritoras com mãos de vidro”, de Judite Canha Fernandes, e “Ontem apenas”, de Inês Antunes.
Tendo como objetivo incentivar a reflexão em torno da Igualdade de Género, o concurso presta homenagem a Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, autoras do livro “Novas Cartas Portuguesas”, no qual denunciam a repressão e a censura do regime do Estado Novo, exaltando a condição feminina e a liberdade de valores para as mulheres.