CIG e FPF unem-se pela igualdade de género e a não discriminação no desporto
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assinaram, no dia 10 de dezembro, um protocolo de cooperação com vista a promover a igualdade de género e a não discriminação no desporto. Um ato ainda mais simbólico por ter acontecido no dia internacional dos Direitos Humanos.
O documento, cuja assinatura foi presenciada pela Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, estabelece um compromisso entre as duas entidades para implementar iniciativas e desenvolver medidas que previnam e reprimam fenómenos de discriminação, promovendo um ambiente desportivo mais justo e igualitário.
Afirmando que a assinatura deste protocolo era uma aspiração com alguns anos, a Presidente da CIG espera que o mesmo sirva de catalisador para chegar a outras federações desportivas.
Sandra Ribeiro sublinhou ainda a forte aposta da FPF no futebol feminino, considerando “uma questão de justiça e moralidade” a visibilidade que têm atualmente as raparigas e as mulheres que jogam futebol.
O presidente da FPF referiu, por sua vez, que “a FPF, com a ajuda da CIG, vai continuar a promover uma participação equilibrada e não discriminatória de homens e mulheres no futebol.”
Fernando Gomes garantiu ainda que a FPF vai continuar a fomentar o crescimento sustentado do futebol e do futsal no que diz respeito a equipas femininas e lutar pela promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens”.
Por sua vez, a Ministra da Juventude e Modernização congratulou-se com o sucesso que as mulheres estão a ter no desporto e no futebol, considerando, por isso, ser “tão importante ter estes compromissos e este combate sem tréguas aos estereótipos, às desigualdades e à discriminação”.