CIG participou na reunião de parceiros do projeto IAPHP
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), representada pelo Núcleo de Violência Doméstica e Violência de Género, participou, entre os dias 5 e 7 de novembro, na reunião de parceiros do projeto IAPHP, que se realizou em Atenas, Grécia.
Enquadrado no programa CERV-2022-DAPHNE da Comissão Europeia, o projeto IAPHP (Intercultural Approach to prevent Harmful Practices) teve início em março de 2023 e visa proporcionar formação em mediação intercultural centrada na prevenção de práticas tradicionais nefastas tradicionais, como a mutilação genital feminina, o casamento precoce forçado e os crimes de honra,
Com duração de dois anos, o projeto é liderado pelo Instituto Politécnico de Viseu, e envolve mais seis parceiros de quatro países: a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a CIG e a Community Impact, de Portugal, a PRAKSIS Association, da Grécia, a Fondazione Iniziative e Studi sulla Multietnicità, de Itália, e a Victim Support Europe, da Bélgica.
Uma das ações já desenvolvidas consistiu na publicação de um Toolkit que pretende fornecer uma abordagem de prevenção, deteção precoce e encaminhamento, intervenção em situações de crise e recomendações para políticas e práticas, para as práticas tradicionais nefastas. Este é de livre acesso a todos os profissionais, de qualquer agência ou organização, bem como ao público em geral.
De momento, encontra-se a promover sessões de formação a profissionais e de sensibilização a mulheres migrantes, sendo em Portugal que irá decorrer, no mês de fevereiro de 2025, a conferência final do projeto.