Projeto da CIG e do TdP é um dos finalistas dos Prémios da International Social Tourism Organisation
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o Turismo de Portugal assinaram um protocolo de cooperação, com vista a assegurar a sensibilização e a capacitação de profissionais do Turismo de Portugal, de agentes turísticos, assim como de associações representativas do setor, respondendo aos desafios da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação.
Neste âmbito, já foi realizada a ação de formação, “Liderança para a Igualdade, Diversidade e Não-Discriminação – Liderança para a Igualdade prática”, dividida em cinco módulos, abordando as seguintes temáticas:
- Políticas públicas para a igualdade – Problemáticas, conceitos e princípios; enquadramento histórico e legislativo;
- A Igualdade de Género e a diversidade em números – estatísticas e indicadores chave;
- Segregação profissional de género do setor do turismo;
- A comunicação como paradigma das (des)igualdades;
- Liderança para a Igualdade na prática.
Esta ação de formação foi direcionada aos dirigentes do Turismo de Portugal, com a finalidade de capacitar decisores e decisoras e profissionais deste organismo sobre as boas práticas em igualdade, diversidade e não discriminação.
Destaca-se que, o Projeto “Líderes mais justos e equipas mais inclusivas – Liderança para a Igualdade e a Não Discriminação”, i.e., o projeto-piloto de formação para gestores do Turismo de Portugal e formação executiva para profissionais do sector é um dos três finalistas, na categoria “Iniciativas dos Destinos”, da 2.ª edição dos Prémios da International Social Tourism Organisation (ISTO). Os vencedores serão anunciados oficial e publicamente numa cerimónia a realizar no dia 25 de outubro, durante o Congresso Mundial da ISTO em San José, Costa Rica.
Esta nomeação significa não só um reconhecimento da ISTO, como também reforça o papel da CIG e do Turismo de Portugal, para reduzir a desigualdade e a não-discriminação, fortalecendo um turismo mais responsável e inclusivo.
Próximos passos:
– No dia 19 de setembro, está prevista uma ação de sensibilização dinamizada pela CIG, sobre Igualdade, Diversidade e Inclusão, dirigida a pessoas formadoras e colaboradoras das escolas de hotelaria e turismo do TdP, com os seguintes objetivos:
- Promover a compreensão das temáticas de igualdade, diversidade e inclusão,
- Capacitar os formadores e colaboradores das escolas de hotelaria e turismo do Turismo de Portugal para lidar com situações diversas e garantir um ambiente acolhedor nas escolas.
– No dia 24 de setembro, está prevista uma outra ação, que abordará a temática do atendimento inclusivo (conceitos e promoção da linguagem e comunicação inclusivas e livres de estereótipos), direcionada ao Grupo de Trabalho (GT).
Este GT está encarregue de desenhar e desenvolver o “Guia de atendimento inclusivo para o setor do turismo”, numa estreita colaboração entre a CIG e o TdP.