Faro é o primeiro município a receber sessão de formação sobre o cruzamento entre a Igualdade entre mulheres e homens e a Educação para o Desenvolvimento
Realizou-se ontem, dia 18 de setembro no município de Faro, a primeiras de três formações sobre a igualdade entre homens e mulheres e a educação para o desenvolvimento, dirigidas a municípios e diferentes regiões do país, realizadas a propósito da divulgação do Recurso Educativo e da Brochura, produzidos no Projeto Interseções I e II, no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).
A concretização deste conjunto de sessões nasce da parceria estabelecida entre a CIG e a Rede Intermunicipal de Cooperação para o desenvolvimento (RICD), no âmbito do Plano de Ação da ENED.
Estiveram presentes 17 pessoas, nomeadamente a Conselheira Local para a Igualdade Interna ao Município, a Conselheira Local para a Igualdade Externa ao Município, 4 outros elementos da Equipa para a Igualdade na Vida Local, a diretora de Agrupamento de Escolas D. Afonso III, 6 elementos do Grupo de Trabalho para a Igualdade do município de Faro, muitos deles oriundos de organizações locais com intervenção no território de Faro nas mais diversas áreas e ainda 3 técnicas municipais que acompanham a área da cooperação.
Teve como formadoras Teresa Alvarez, investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa e Isabel Cruz, Técnica Superior da CIG.
Pretendeu-se com esta sessão contribuir, a partir da educação, para o desenvolvimento sustentável e para a integração da igualdade social entre homens e mulheres nas políticas públicas municipais, nomeadamente através dos Planos Municipais para a Igualdade. Foram ainda divulgados os recursos digitais produzidos pelo projeto Interseções, viabilizado pelo Mecanismo de Apoio às Entidades Subscritoras do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).