4 setembro – Dia Mundial da Saúde Sexual | Dia Nacional da Saúde Sexual
Assinala-se hoje, 4 de setembro, assim como em muitos outros países, o Dia Mundial da Saúde Sexual a que a CIG se associa.
Recorda-se que Portugal se tornou mundialmente pioneiro ao instituir oficialmente um Dia Nacional da Saúde Sexual, através da Resolução da Assembleia da República n.º 187/2021, de 29 de junho, aprovada por unanimidade pelo Parlamento Português.
Celebrar este dia significa assinalar os progressos sociais e legislativos dos últimos anos, sobretudo depois do 25 de Abril, e para os quais têm contribuído muitos profissionais de diversas áreas, assim como entidades governamentais e não governamentais.
O dia 4 de setembro significa, igualmente, sensibilizar, consciencializar e tornar acessível informação sobre saúde sexual e educação sexual, áreas fundamentais para o favorecimento de relacionamentos saudáveis, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a garantia de acesso a métodos contracetivos, a promoção do bem-estar sexual de todas as pessoas e o combate à violência sexual e violência no namoro, principalmente entre jovens.
Pessoas informadas e conscientes dos seus direitos, são pessoas mais livres, empáticas e respeitadoras.
A Saúde Sexual é definida como um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade, implicando o respeito pelas escolhas sexuais sem qualquer tipo de coação, discriminação e/ou violência. (OMS, 2002).
Em 2023, a CIG assinalou este dia com um 1/2 Dose de Conversa com Patrícia Pascoal, investigadora na área da sexualidade e terapeuta sexual.
Veja, ou reveja, esta conversa tão interessante, na qual se falou sobre o que motivou a criação deste dia nacional, o único a nível mundial, as dificuldades que ainda subsistem em falar sobre a sexualidade e a questão do consentimento.