Última sessão do Programa Novas Lideranças trabalha competências de liderança
O programa Novas Lideranças realizou, nos dias 1 e 2 de junho, o seu terceiro e último “workshop”, o qual contou com a participação da CIG.
Nestes últimos dias, o principal objetivo foi a capacitação do grupo de jovens líderes para identificar e mobilizar competências de liderança.
Na Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca estiveram presentes como formadores Rui Branco, psicólogo clínico do desporto e Inês Franco Alexandre, diretora do Social Business School, conselheira para a juventude do Presidente da República.
Foi ainda trabalhado com a equipa de jovens líderes a preparação das apresentações sobre os planos de ação para as suas organizações.
Carla Rocha, facilitadora do programa, apoiou este trabalho, que será mostrado na Conferência final do programa Novas Lideranças, que decorrerá no próximo dia 4 de julho, no Auditório do Comité Olímpico.
O programa
Com apoio da Solidariedade Olímpica, o programa Novas Lideranças propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do Comité Olímpico de Portugal 2022-2025, que tem como um dos objetivos prioritários a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual, previsto nos instrumentos de política pública quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude.
O programa Novas Lideranças, que vai na sua 2.ª edição, é uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal, com o apoio da Solidariedade Olímpica, numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.