DGE e CIG dinamizaram formação com base no guia “Direito a SER nas Escolas”
Nos dias 10 e 17 de abril a Direção-Geral da Educação e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género realizaram uma ação creditada de curta duração (6 horas). Esta formação, intitulada “Direito a SER nas Escolas: Orientações para a prevenção da violência e não discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, em contexto escolar”, foi ministrada por Elsa Faria; João Pereira e Marta Silva e teve como base o guia “O Direito a Ser nas Escolas”, lançado em junho de 2023.
Esta ação procurou capacitar/formar docentes sobre o conhecimento da legislação em vigor e a sua aplicação prática, assim como sobre formas de prevenção e atuação perante situações de discriminação ou violência (física, verbal, psicológica, sexual, presencial ou digital), de modo que garantam o respeito pelos princípios da igualdade e da não discriminação, em contexto escolar.
Participaram nesta ação 50 docentes, elementos fundamentais para uma cultura inclusiva nas escolas, e que, por essa razão, necessitam de conhecimentos e competências profissionais que lhes permitam compreender, tomar decisões e intervir junto de toda a comunidade educativa, de modo a prevenir situações de discriminação e violência, bem como encontrar respostas adequadas e fundamentadas para os problemas que se colocam no dia a dia da vida em meio escolar. Só assim assegurarão a proteção e garantia dos direitos humanos de todas as pessoas, em particular das crianças e jovens LGBTI+, nesse contexto.