Reunião informal de Ministros/as da igualdade
Teve lugar nos dias 26 e 27 de fevereiro a reunião informal de Ministros/as da igualdade, que decorreu em Bruxelas, sob a égide da Presidência belga da União Europeia.
Esta reunião realizou-se num momento crucial, pouco antes do final do atual mandato do Parlamento Europeu, bem como da aproximação do final do mandato da Comissão de Von der Leyen, e com a primeira comissária especificamente mandatada com uma pasta da igualdade.
Apesar dos muitos progressos realizados no sentido da igualdade entre homens e mulheres, continuam a existir lacunas significativas na UE. Além disso, a Europa enfrenta crises múltiplas e interligadas. Os resultados económicos e sociais da pandemia de Covid-19, os efeitos da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e o impacto das alterações climáticas têm efeitos fortes e multidimensionais na vida dos cidadãos e das cidadãs europeus, especialmente mulheres e raparigas. Estes efeitos não são neutros do ponto de vista do género.
Para fazer face a estes múltiplos desafios, a Presidência belga quis reforçar o diálogo entre os/as ministros/as e outras pessoas responsáveis pela igualdade de género. Tal permitiu aos Estados-Membros da UE debater ao mais alto nível a forma como podemos trabalhar melhor para trazer uma nova e mais forte dinâmica ao futuro da igualdade de género na UE, salvaguardar os progressos realizados até à data e tirar partido desses progressos para, em conjunto, avançarmos ainda mais.
Portugal esteve representado pela presidente da CIG, Sandra Ribeiro, que chefiou a delegação, pelo Conselheiro dos Assuntos Sociais, Bruno Barata, e pela representante da Embaixada portuguesa na bélgica, Mariana Moreira da Costa.