Homenagem às ONG de Mulheres
Inserido nas comemorações do Dia Internacional das Mulheres, a CIG homenageou, esta quinta-feira, dia 21, as ONG de Mulheres, reconhecendo o importante contributo que têm dado para a promoção da igualdade de género em Portugal.
Com apresentação de Ana Viriato, o evento, que se realizou no Templo da Poesia, em Oeiras, contou na abertura com as intervenções de Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e Joana Baptista, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras.
Ao longo da tarde, tivemos ainda oportunidade de refletir sobre a importância das ONG no desenho das políticas públicas da igualdade, numa conversa entre a jornalista Sofia Branco e Maria de Belém Roseira, Ministra para a Igualdade do XIV Governo Constitucional.
Ana Sofia Fernandes, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, falou de seguida sobre os Movimentos de Mulheres em Portugal e a democracia.
O evento incluiu ainda uma mesa-redonda acerca do papel das ONGM no desenvolvimento da sociedade portuguesa, num painel, moderado pela jornalista Fernanda Freitas, que contou com a participação da APF – Associação para o Planeamento da Família, do Clube SAFO – Associação de Apoio e a Defesa dos Direitos das Mulheres Lésbicas, da Graal – Associação de Carácter Social e Cultural, do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, da FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afro Descendentes em Portugal e da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
A iniciativa encerrou com um agradecimento aos movimentos de mulheres, dirigido pela Presidente da CIG e pela Vereadora para a Igualdade de Género da autarquia de Oeiras, Ana Filipa Laborinho Fonseca.