Conferência da rede Synergy contou com a participação da CIG
A cidade de Bratislava, Eslováquia, recebeu, nos dias 6 e 8 de dezembro, a conferência da rede SYNERGY, evento que reuniu intervenientes de diferentes países que cooperam na prevenção e no combate à violência doméstica e de género, entre os quais a CIG, que se fez representar por Cláudia Mateus e Susana Mota.
Dinamizada no âmbito das subvenções do EEA Grants, a rede é composta por diversas entidades governamentais e não governamentais, que neste encontro debateram um vasto leque de questões relacionadas com o apoio, o aconselhamento, os serviços especializados e de saúde prestados às vítimas de violência doméstica, sexual e de parceiros íntimos em vários países europeus.
A conferência, inserida na campanha dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género, foi organizada pelo Ministério dos Investimentos, do Desenvolvimento Regional e da Informatização da República Eslovaca, em cooperação com o Centro de Coordenação Metódica para a Violência Doméstica e de Género e o Ministério do Trabalho, dos Assuntos Sociais e da Família da República Eslovaca.
Inserido no programa da conferência decorreu a visita a três projetos apoiados pelo EEAGrants, situados em Nitra:
Únia materských centier (Union of Maternity Centres)
- O projeto “Mulheres na Comunidade – da caridade ao trabalho igualitário nas comunidades “- é implementado numa rede nacional de maternidades, enfatizando os centros próximos das comunidades excluídas e representando um sistema de medidas e atividades que sistematicamente educam e sensibilizam para a igualdade de género.
- O projeto inclui o desenvolvimento de uma metodologia interativa com ênfase na igualdade/desigualdade de género, na sensibilização do acesso às mulheres e na exclusão da violência nas relações humanas.
Centrum Slniečko: Casa Segura da Mulher – um passo para uma vida sem violência
- A casa segura é uma casa de abrigo com capacidade para 32 pessoas, da Centrum Slniečko, n.o. , organização sem fins lucrativos criada em 14 de janeiro de 2000 a partir do local de trabalho de Nitra da associação cívica SLONAD, que opera em Nitra desde 1994.
- A sua missão é apoiar e proteger famílias, mulheres vítimas de VD em termos de garantia e proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais; prestação geral de serviços benéficos a crianças e famílias com crianças em situações de crise, e com foco na resolução de forma eficaz e abrangente da questão das crianças abusadas, vítimas de violência doméstica.
Budúcnosť: UM FUTURO SEM VIOLÊNCIA – Melhoria e inovação nos serviços oferecidos às pessoas ameaçadas pela violência no contexto da dependência
- O objetivo do projeto “UM FUTURO SEM VIOLÊNCIA – Melhoria e inovação dos serviços prestados às pessoas em risco de violência no contexto da dependência” é apoiar o desenvolvimento de um centro de aconselhamento especializado nas condições existentes da organização sem fins lucrativos BUDÚCNOSŤ, em Nitra.
- A situação atual no que diz respeito às soluções da violência orienta-se, prioritariamente, para o apoio às mulheres que vivenciaram a violência e mudanças na abordagem das políticas públicas (grupos formais e informais) que possam resolver o problema em conjunto.
- Responde à situação atual das pessoas em risco de violência no contexto das dependências. Também concentra a sua atenção no apoio às crianças dessas famílias. Oferece um suporte para a resolução desses problemas em ambulatório com o envolvimento de atores comunitários.
- A mais-valia do projeto consiste em centrar a atenção nos dois fenómenos interligados da violência e da dependência na vida de um indivíduo específico com a prestação/oferta de um serviço profissional abrangente.