CIG leva experiência nacional à Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género participou na 15.ª reunião do Comité das Partes na Convenção de Istambul, que se realizou no passado dia 5 de dezembro, em Estrasburgo.
Coube à Coordenadora do Núcleo de Prevenção da Violência Doméstica e Violência de Género da CIG, Marta Silva, partilhar a experiência nacional em matéria de prevenção do feminicídio em contexto de violência doméstica, no âmbito de um debate temático.
Numa reunião na qual o GREVIO apresentou o 4.º Relatório Geral sobre as suas atividades, destaca-se a reeleição de Gilberto Jerónimo, Embaixador e membro da Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa como primeiro Vice-Presidente do Comité das Partes na Convenção de Istambul, para mais um ano de mandato.
A mesa é ainda composta pela Presidente Tanja Gonggrijp, Embaixadora e Representante Permanente dos Países Baixos junto do Conselho da Europa e pela segunda Vice-Presidente Daniela Cujbă, Embaixadora e Representante Permanente da República da Moldávia junto do Conselho da Europa.
O GREVIO é o organismo especializado independente, responsável pelo controlo da aplicação da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul) pelas Partes.