Global Compact Network Portugal festeja 20.º aniversário
“The future of business for a sustaible world” foi o mote para assinalar os 20 anos da GCNP, organização das Nacões Unidas em Portugal (UN Global Compact), em evento que decorreu no dia 10 de outubro de 2023, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa.
O United Nations Global Compact (UN Global Compact) é uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas dedicada à sustentabilidade, que teve a sua origem numa proposta do Secretário-Geral da ONU Kofi Annan, em 2000. Criada a partir de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, assenta em Dez Princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa a integração dos mesmos ao nível da estratégia e operações das empresas, respeitando os desafios concretizados na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A CIG fez-se representar por Natividade Coelho, coordenadora do GIND e embaixadora do ODS 5, em Portugal, na Cerimónia Protocolar | Meta Nacional para a Igualdade de Género, em que foram confirmados compromissos com a Câmara Municipal de Lagoa, o Porto de Lisboa (APL), a INCM e o Banco Montepio.
O programa estruturou-se em cinco temas, que decorrem dos Dez Princípios do UNGC e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O dia começa com um momento de abertura onde foi criado um espaço para os representantes das entidades fundadoras e para mensagens chave do Chair of the Board e da CEO & Assistant Secretary General do UNGC, Sanda Ojiambo.
O primeiro segmento foi dedicado aos Direitos Humanos, onde se pretendeu destacar que a defesa dos direitos humanos é de suma importância no contexto atual vivido; seguiu-se o segmento dos Direitos Laborais, com a intervenção da Organização Internacional do Trabalho e da UN Women com os princípios da Women’s Empowerent; os desafios da Ação Climática marcaram a tarde, bem como o papel da governação organizacional e mais concretamente da anticorrupção. A encerrar foi feito o ponto de situação da implementação dos ODS e partilhado o estudo desenvolvido pela ALIANÇA ODS Portugal.