A Igualdade de Género na Ciência numa iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Realizou-se no dia 28 de setembro, em Lisboa, o Workshop “Financiamento de C&T para carreiras de investigação sustentáveis”, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que contou com a participação da CIG.
O evento constitui o primeiro dos três workshops que a FCT tem programado no quadro da iniciativa “Políticas e práticas de financiamento para uma ciência e tecnologia global, ética, inovadora e relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal”, que conta com o apoio financeiro da Facilidade de Diálogo União Europeia Angola e visa criar uma parceria entre as agências de financiamento de I&D que a compõem: FUNDECIT (Angola), FNI (Moçambique) e FCT (Portugal).
A CIG marcou presença com uma intervenção sobre “A Igualdade de Género na Ciência: promoção de oportunidades”, a cargo da técnica superior Teresa Alvarez, que teve lugar de manhã juntando-se às intervenções em torno das Ciências da Sustentabilidade e do Português como língua da Ciência.
O período da tarde trouxe para o debate temas como a valorização tecnológica e empreendedorismo de base científica, as carreiras de Investigação, o projeto Genderaction+ e as bases de indexação científicas SciELO e Latindex.
O dia terminou com a intervenção de estudantes de doutoramento dando expressão à finalidade da iniciativa de aproximar as comunidades académicas e científicas dos três países.
Marcaram presença no evento, entre outros, elementos da FCT, docentes de Universidades de Angola, Moçambique e Portugal e estudantes de doutoramento no quadro da cooperação entre os três países relativa à ciência e ao ensino superior.