Seminário Final do Projeto Cávado + Igual destaca resultados e boas práticas
No dia 28 de setembro, no Auditório José Sarmento do Conservatório Bomfim em Braga, realizou-se o Seminário Final do Projeto Cávado + Igual, que teve como objetivo apresentar à comunidade e à região os principais resultados e produtos finais deste projeto. O Projeto “Cávado + Igual” faz parte do Programa de Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants Portugal e visou promover ambientes de trabalho mais saudáveis, igualitários e conciliadores.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, incluindo diversas entidades convidadas e parceiras, tais como o parceiro internacional KUN Centre for Equality and Diversity, da Noruega, e o parceiro científico – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.
A abertura do evento foi conduzida pela Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e pela Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro. Ambas elogiaram o projeto e destacaram sua importância na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. No âmbito deste projeto, foram definidas 27 novas medidas a serem implementadas nos diferentes contextos organizacionais dos seis municípios que integram a CIM Cávado, abrangendo os 6 Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação.
O primeiro painel do seminário, que abordou a Igualdade e Conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, contou com a presença da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Carla Tavares, e de Tanya Skjønhaug do KUN Centre for Equality and Diversity.
Daniela Gomes, Coordenadora da Unidade de Políticas Sociais da Comunidade Intermunicipal do Cávado, destacou o trabalho interorganizacional realizado em estreita colaboração com os diversos interlocutores dos Municípios do Cávado ao longo dos três anos do projeto. Tal resultou no desenvolvimento de seis diagnósticos, seis Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, bem como a criação do primeiro Documento Estratégico Intermunicipal para a Igualdade e Conciliação.
No período da tarde, no painel dedicado à Igualdade e Conciliação, focado na qualidade nas autarquias, com moderação de Rosa Oliveira, da CIG, as pessoas representantes da Câmara Municipal de Lagoa, Cascais e Felgueiras apresentaram exemplos de boas práticas aplicadas nas suas organizações.
No último painel, que abordou a Conciliação e novas práticas de gestão laboral, o Sub-Delegado Regional Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., apresentou informações sobre o mais recente Programa Piloto da semana de trabalho de quatro dias. Também foi possível conhecer o trabalho realizado pelo Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no âmbito da conciliação na Administração Pública Central.