Conferência final do projeto europeu Infâncias Arco-Íris
Está agendada, para os dias 26 e 27 de outubro, a realização da conferência final do projeto europeu Infâncias Arco-Íris: Capacitar crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis para combater a violência de género na Europa, evento onde serão apresentados os principais resultados do projeto nos diferentes países europeus onde que foi dinamizado.
Implementado em Portugal, Bulgária, Espanha, Hungria, Itália e Lituânia, o projeto tem por finalidade prevenir e combater todas as formas de violência contra crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis.
O evento irá decorrer na cidade Madrid, Espanha, e tem como principais objetivos:
- Divulgar as contribuições da investigação sobre crianças e adolescentes LGTBIQ.
- Partilhar experiências e boas práticas no acompanhamento de crianças e adolescentes LGTBIQ.
- Promover a reflexão sobre a dinâmica centrada no adulto e seu impacto nas práticas familiares, profissionais e de pesquisa.
Apresentação de comunicações
Os interessados em participar na conferência com uma comunicação oral ou poster, poderão enviar um resumo com um máximo de 500 palavras através do link: https://eventos.urjc.es/101918/upload/1o-conferencia-internacional-sobre-infancia-y-adolescencia-lgtbiq-la-importancia-de-la-escucha.html – Prazo até 20/09
As linhas temáticas para apresentação de propostas são as seguintes:
- Adultocentrismo: inclui o impacto do olhar adulto sobre crianças e jovens LGTBIQ nas práticas profissionais, nas políticas sociais, na dinâmica familiar, nos recursos e serviços para crianças, etc. Refere-se também à pesquisa participativa com crianças e/ou adolescentes, aquela que tenta ouvir suas experiências e aborda as suas experiências em torno da sexualidade, género e como estas se cruzam com outras formas de desigualdade.
- Acompanhamentos: são consideradas propostas que tratam da atuação profissional do adulto por meio de diferentes disciplinas, como pedagogia, intervenção social, saúde, psicologia, educação, lazer, etc. Inclui também serviços de apoio específicos a crianças e adolescentes, bem como serviços que questionam ou apoiam os processos e dinâmicas dos mais novos.
- Violência e resistência: estão incluídas as diferentes formas de violência, muitas vezes com interesses adultos e conservadores, dirigidas a crianças e adolescentes LGTBIQ. Considera também estratégias de resistência a estas situações que podem abordar, entre outros exemplos, o apoio dos pares através das redes sociais ou a importância de figuras de referência no seu desenvolvimento.
Consulte o programa da conferência: https://eventos.urjc.es/101918/programme/1o-conferencia-internacional-sobre-infancia-y-adolescencia-lgtbiq-la-importancia-de-la-escucha.html
Saiba mais sobre o projeto: https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/colourful-childhoods