Lançamento de Exposição Virtual Encerra o Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” na Região Autónoma da Madeira
Realizou-se no passado dia 4 de julho a sessão pública online de lançamento da Exposição Virtual que reúne os trabalhos realizados pelas alunas e pelos alunos das escolas envolvidas no Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”, promovido pela Direção Regional de Educação (DRE) da Região Autónoma da Madeira (RAM), em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Esta Exposição assinala o encerramento deste Projeto que se realizou nas escolas do 1º ciclo com pré-escolar da Madeira ao longo de todo o ano letivo. Foi coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares do Pré-escolar e do 1.º Ciclo e contou com o apoio do Projeto de Educação para a Sexualidade e Afetos (ESA), da DRE. Envolveu 29 escolas e 1437 crianças, 37 técnicas/os superiores de bibliotecas escolares e 21 docentes do pré-escolar e 1.º ciclo.
A moderação da sessão esteve a cargo de Paula Lage, do Projeto ESA, cabendo a Ana Vieira, da Rede das Bibliotecas Escolares, a apresentação da Exposição Virtual, e a Teresa Alvarez, da CIG, fazer o balanço do projeto. A intervenção final de Marco Gomes, Diretor Regional de Educação da RAM, situou o Projeto no quadro do sistema educativo e das políticas em vigor, como é caso da ENEC.
Esta iniciativa constituiu a resposta da RAM aos desafios lançados pelo Conselho da Europa com a Recomendação de 2019 “Combate e prevenção aos sexismo”, reafirmados em 2020 na Campanha online “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele”, alinhando-se com os principais documentos estratégicos internacionais no domínio da Igualdade entre Mulheres e Homens.
Para apoiar as escolas, o pessoal técnico das bibliotecas escolares bem como o pessoal docente, o Projeto incluiu uma oficina de formação – Todas e Todos… fazemos tudo – Aprender a viver como iguais – com a duração de 26 horas, creditada pela RAM e realizada pela CIG, através das técnicas Isabel Cruz e Teresa Alvarez, que contou com a presença de 53 formandas e 1 formando. Esta formação procurou dar suporte teórico e prático ao grupo de profissionais das escolas que participaram no Projeto, numa primeira abordagem à temática da prevenção e combate ao sexismo que orientou o Projeto.
Visite AQUI a Exposição Virtual e veja o que as crianças das escolas da Região Autónoma da Madeira construíram com o objetivo de denunciar, falar e alertar as suas comunidades educativas para prevenir e combater o sexismo e promover, de forma comprometida e efetiva, a igualdade substantiva entre mulheres/meninas e homens/meninos.